Claudio Naranjo é uma das mentes brilhantes da atualidade

Saber quem é Claudio Naranjo, não é uma pergunta que se responde assim, com facilidade.

Podemos aqui fazer um breve relato dos passos do Dr. Claudio Naranjo, de sua formação pessoal e algumas das contribuições que o seu trabalho tem registrado em prol da humanidade. Mais especificamente no campo da psicologia e do desenvolvimento humano.

Mas querer realmente saber quem é este ser, passa necessariamente por vivenciar no corpo, na mente e no espirito a potencia de seu trabalho de autoconhecimento e desenvolvimento humano.

Ou pelo menos alguns minutos de meditação em sua companhia.

Um pouco do que ele faz

O dr. Claudio Naranjo é um renomado psiquiatra chileno, considerado uma das “mentes brilhantes” da atualidade. Escritor, professor e conferencista de renome internacional. Pioneiro na psicologia transpessoal, psicoterapia integrativa e nas integrações destes conhecimentos com os das tradições espirituais.

Como discípulo e um dos sucessores de Fritz Perls, tornou-se líder mundial na Gestalt terapia.

É professor em Berkeley. Pós-graduado no Departamento de Relações Sociais da Universidade de Harvard. Investigador associado da Universidade da Califórnia. Membro do instituto de Estudos Culturais de Londres e do conselho editorial do Journal of Humanistic Psychology.

Membro do Clube de Roma, possui três títulos de Doutor Honoris Causa: um pela Universidade de Udine na Italia. Outro em psicologia humanista pela Universidade Concordia no México. E o terceiro pelo empenho no campo da educação na Universidade Gestalt da Cidade do México.

Sistematizou o Eneagrama da Personalidade

Já leva pelo menos 40 anos em dedicação total ao desenvolvimento e aprofundamento da sabedoria do Eneagrama.

Sistematizando este conhecimento como a Psicologia dos Eneatipos, mapa do conhecimento que há mais de 4000 anos orienta sábios de diferentes culturas.

Hoje é a porta de entrada para etapas seguintes da Escola SAT, onde ele atua de forma presente.

Atualmente vem ao Brasil todo ano para conduzir o trabalho da Escola SAT para o Crescimento Humano.

Trabalha em conjunto com sua equipe de terapeutas de diversas partes do mundo, pela compreensão integral do ser humano e o despertar da inteligência espiritual.

É hoje um grande integrador da psicoterapia com a espiritualidade.

Naranjo tem dedicado grande parte de seu tempo ao programa SatEduc (Sat para Educadores – Educar para Ser).

Tem como principal objetivo desenvolver no educador valores universais e a inteligência do espírito, passando por um processo profundo de consciência e transformação pessoal e social.

A Teoria dos 3 Amores

Outra grande contribuição que o legado de seu trabalho registra é a sistematização teórica dos três amores:

Em busca da natureza íntima do amor, Naranjo reconhece três manifestações da experiência amorosa:

– Eros, o amor erótico ou infantil;

– Ágape, o amor maternal;

– Philos, o amor admirativo;

Desenvolve seu trabalho de potencialização do Ser humano ao conduzir dinâmicas e vivências que proporcionam o desenvolvimento e o equilíbrio destas três experiências. Possibilitando a expressão saudável e integrada do amor nestes três aspectos.

Claudio Naranjo e a Espiritualidade

Em sua jornada pela vida recebeu ensinamentos de mestres como Swami Muktananda, Idris Shah, Oscar Ichazo, Suleyman Dede, Sua Santidade Karmapa XVI e Tarthang Tulku Rinpoche.

Além de teorizar sobre a Gestalt e exercícios terapêuticos, sobre o Método Hoffman para curar as relações com pais e ainda sobre a neurose do caráter, seu interesse passou a abranger a teoria da psicoterapia e as facetas da cura psicológica.

Suas ideias transcenderam aquelas das escolas específicas.

Fruto desse amplo aprendizado, desenvolveu o Programa SAT, um processo de autoconhecimento pelo qual milhares de pessoas do mundo todo já passaram.

Autor de mais de 30 títulos, desde o final dos anos 90, participou de muitas conferências sobre educação e procurou influenciar a transformação do sistema de ensino em diversos países.

Em 2014, fundou a Universidade Global Claudio Naranjo com o apoio do governo mexicano e foi nomeado assessor do Foro Global para o Futuro da Educação na Rússia.

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2015

Em 2015, o governo Italiano através do Ministério das Instruções, autorizou o funcionamento de uma Escola de Psicoterapia para Educadores e foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2015.

Desde o final dos anos 90, ele participou de muitas conferências sobre educação e procurou influenciar a transformação do sistema de ensino em diversos países.

Sempre impulsionado pela convicção de que nada é mais esperançoso em termos de evolução social do que o cultivo da sabedoria individual, a compaixão e a liberdade.

Eneagrama em Pirenópolis, 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2017 – www.casaltantrico.com.br/eneagrama-da-personalidade-pirenopolis/

Conheça um pouco mais a Dra. Fátima Caldas – www.casaltantrico.com.br/conheca-a-dra-fatima-caldas/

Quer saber mais a respeito do Eneagrama? – www.casaltantrico.com.br/eneagrama