Encontro com o Eneagrama em 2003

No ano de 2003 nós já éramos amigos há pelo menos 10 anos. O círculo de amizades era o mesmo, mas cada um de nós ficava em extremidades diferentes do círculo. Foi quando nos encontramos em um workshop de autoconhecimento onde fomos  apresentados ao Eneagrama da Personalidade pela Dra. Fátima Caldas. Era impossível imaginar naquele encontro que 4 anos depois estaríamos casados e gestando o nosso primeiro filho. Mas ali é que começamos a perceber o tamanho da nossa afinidade e começamos a nos aproximar e continuamos nos aproximando sempre um pouco mais, até os dias de hoje. Foi um período de muitas descobertas e de um mergulho motivado por uma busca muito sincera de libertação e encontros com dimensões mais elevadas da vida. Havia uma gula e uma intensidade na busca por devorarmos as possibilidades e encontrarmos logo um atalho que nos levasse diretamente a Deus.

Gula e intensidade como aprendizagem

Essa sede nos levou a experimentar muitos caminhos e muitas formas de busca, desde as mais austeras e rígidas que prometiam a dominação do ego através da força e domesticação, passando pela vivência em comunidade espiritualista onde mergulhamos profundamente no universo dos rituais xamânicos com plantas de poder, estudamos terapias de alinhamento do campo eletromagnético pessoal, fizemos parte de duas instituições religiosas, participamos de inúmeros trabalhos terapêuticos corporais,  meditação, yoga, dança, constelação familiar, rituais védicos, mapa astrológico, numerologia, tarot, descolarização, peregrinação por lugares sagrados pelo mundo, estudamos estados mentais favoráveis para aplicações de comandos quânticos, dentre diversos outros pequenos percursos que eram devorados com a esperança de chegar na finalidade Maior.

Sexualidade consciente

Mais recentemente, nos últimos anos, é que o trabalho com a sexualidade que está presente desde nossa união, começou a se destacar em meio a esse caldeirão de coisas, por sua efetividade em provocar as transformações com intensidade e expansão em níveis compatíveis com o nosso jeito e intensidade de ser.

Já um pouco mais maduros

Hoje, já com 3 filhos, alguns anos nessa caminhada, algumas descobertas e muitas desilusões, nos sentimos em outro lugar, já na realização de um ímpeto sincero de compartilhar a nossa vivência com outras pessoas.

Mas uma coisa é certa, nas bases estruturais da nossa caminhada continua sempre presente aquele conhecimento que vivenciamos lá no início em 2003. Os ensinamentos do Eneagrama da Personalidade sistematizado pelo Dr. Claudio Naranjo, e todos os trabalhos de aprofundamento que continuamos participando na Escola SAT.

Encontramos alguma coisa?

Nestas andanças e buscas por atalhos mais interessantes ou simplesmente mais fáceis, entramos em contato com inúmeras tribos de buscadores, todas elas sempre em posse de um certificado da convicção de que sua técnica ou prática é o atalho definitivo e mais eficiente para a tão sonhada liberdade, cura ou a solução final de todos os nossos problemas.

Mesmo sabendo da completa inexistência deste tipo de artifício, continuávamos a beber dessas diferentes fontes, mas com uma sensação de que algo de basal faltava para a grande maioria dos buscadores, que como nós peregrinavam em busca de esperança para seus próprios dramas. Algo como o beabá para um caminho de busca com passos mais efetivos, com libertações permanentes e acompanhadas de uma boa elaboração dos processos.

Mas ali, na tribo conduzida pelo Dr. Claudio Naranjo, encontramos claramente, em proporções mais generosas, um grupo de pessoas com essas necessidades básicas da caminhada mais preenchidas.

O beabá para um desenvolvimento mais efetivo

Hoje, está muito claro que esse beabá tem a ver com o retirar do inconsciente nossos próprios padrões de respostas de interação com pessoas e com o mundo, e a origem deles em nossa história de vida.

Um “dar-se conta” de nossos padrões repetitivos e os reais motivos de termos aprendido a reagir de forma previsível aos estímulos do mundo, desde crianças. E a influência destes padrões reativos infantis em nós adultos. Além de uma percepção mais clara do que é o nosso próprio universo racional, emocional e instintivo, para podermos encontrar alguma maturidade e um pouco mais de inteligência para navegarmos com mais relaxamento nestes três aspectos do nosso universo interior.

Não é nada fácil

Quando tratamos deste aspectos como algo basal e do beabá do caminho de desenvolvimento pessoal, ao contrário de estarmos diminuindo a importância, necessidade ou valor destes processos, queremos destacar essa tomada de consciência como algo primordial para que um avanço mais verdadeiro na consciência aconteça. É um substrato básico e essencial para qualquer caminhante em qualquer caminho, mas isso não quer dizer que seja um processo fácil ou simples.

Excelência da Escola SAT do Dr. Claudio Naranjo

Estes são conteúdos que são trabalhados com excelência na Escola SAT, que significa Seekers After Truth (os buscadores da verdade) dentre outros significados, a mesma escola em que os participantes gostam de chamar carinhosamente de Escola do Amor e que literalmente é, uma escola que nos ensina a amar por vias concretas de um reconhecimento mais sincero de si mesmo, do outro e do nosso lugar nesse mundo.

A Escola SAT

Todos os anos, há mais de 22 anos, o psiquiatra chileno Dr. Claudio Naranjo vem ao Brasil conduzir os trabalhos da Escola SAT. No ano passado ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por aplicar seu sistema de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento de maneira mais ampla e focada no universo da Educação, com a finalidade de termos educadores mais conscientes dos mesmos processos do desenvolvimento humano.

A porta de entrada para a Escola SAT é o conhecimento do Eneagrama da Personalidade, que “é um mapa que revela os labirintos mentais que dificultam a expressão do nosso ser essencial”, é também a linguagem que serve de referência para as próximas etapas da Escola, que inicia no SAT 1 e segue até o SAT 6, com o complemento do SAT Retiro e uma possível formação para terapeutas em Gestalt Terapia, que acontecem em diversas escolas de Gestalt espalhadas pelo mundo e que estão ligadas à Gestalt Viva ensinada pelo Dr. Claudio Naranjo.

O Dr. Claudio Naranjo

Claudio Naranjo é o idealizador e o dirigente da Escola SAT que acontece anualmente em alguns países do mundo, como Brasil, Itália, Espanha, Argentina, México, Alemanha, França, EUA, Chile, Uruguai e Rússia. Onde Cláudio chega com sua equipe de terapeutas de diversas partes do mundo e conduz as vivências de aprofundamento.

No final de Abril até meados de Maio, o Dr. Claudio Naranjo estará no Brasil para conduzir os trabalhos anuais da Escola. Em especial este ano ele estará presente na condução das etapas iniciais do SAT, sendo essa uma oportunidade rara aos novos ingressantes da Escola, de ter o contato direto com ele na condução deste trabalho.

Convite surpreendente

No ano passado nós fomos surpreendidos e honrados com um convite do Claudio Naranjo para fazermos parte da equipe de terapeutas do SAT 6 2017, que irá acontecer entre os dias 29 de Abril e 04 de Maio na cidade de Aracajú no estado de Sergipe. Nesta imersão iremos conduzir um trabalho terapêutico com o tema da sexualidade através de dinâmicas e meditações para potencializar a percepção de nossa energia sexual e experimentarmos diferentes possibilidades para colocar essa potente energia a favor do nosso desenvolvimento pessoal.

Este é sem dúvida um marco na nossa caminhada que tem um significado e um valor inexpressível em palavras. Estamos num movimento de preparação com muito carinho e dedicação para compartilharmos com muitos amigos queridos que também fazem parte dessa Escola. Estar na equipe de profissionais que sempre nos inspirou e com quem contamos para o nosso trabalho pessoal é uma confirmação e um reconhecimento de estarmos cada vez mais alinhados com um propósito mais essencial de nosso papel aqui neste mundo.

Faça o seu mergulho nessa Escola

E se você se sentiu atraído pelo trabalho do Claudio Naranjo e quer saber mais sobre quem esta pessoa considerada uma das “Mentes Brilhantes da atualidade”, ainda é tempo de correr e fazer o Workshop do Eneagrama da Personalidade. Nesse próximo final de semana (21, 22 e 23 de Abril) acontece o Workshop na cidade de Brasília e São Paulo e depois você pode ingressar diretamente no SAT 2 que será conduzido pelo próprio Cláudio em Brasília onde serão 9 dias imersos para trabalhar as relações parentais da nossa criança interior, um trabalho que costuma ser um divisor de águas na caminhada de todos que participam.