Estamos na zona rural de Pirenópolis, considerada a joia do Cerrado, cidade que combina uma charmosa arquitetura colonial, rica vida cultural, inúmeras cachoeiras e paisagens muito diversas, dando-nos a impressão de que o mundo cabe aqui. No Cerrado, experimentamos maneiras de viver muito diferentes ao longo do ano, com épocas de muita água, quando o rio que passa pelo sítio nos brinda com profundos mergulhos, e épocas de seca em que as águas ficam cristalinas e o céu é de uma rara beleza azul.

A produção que nos assentou nessa terra, a 14 km da cidade de Pirenópolis, foi a de Incensos Naturais produzidos sob a marca Inca Aromas, mais conhecidos como Incensos Inca. Hoje a fábrica da Inca emprega muitos trabalhadores da vizinhança cujas famílias também partilham do nosso projeto de educação viva.

A Árvore Comunidade de Educação Viva é um espaço de aprendizagem que reúne as crianças da zona rural e da cidade em uma turma multiseriada no dia a dia, e os adultos em cursos de educação e desenvolvimento humano, além de acolher festejos, acampamentos e fogueiras noturnas.

Por aqui, funciona também a Terra Orgânica, que produz húmus em larga escala, e a produção de orgânicos em sistema de agrofloresta, que beneficia o solo pela rica diversidade de produtos e um fino estudo de convivência entre as espécies plantadas, ensinando-nos que a diversidade potencializa e gera abundância.

Ao longo dos últimos 8 anos, pisaram aqui amigos de diferentes lugares do Brasil para festar, bater papo, “banhar no rio”, trocar conhecimentos, conviver e ritualizar nossa amizade, tornando mais fértil esse pedaço de chão.”

Nós e o sítio estamos em ritmo de construção. Assim, é possível que você encontre um chalé a mais a cada visita, ou outras novidades que a convivência com os grupos mostrar que são necessárias. Hoje temos um salão de práticas e contamos com 4 chalés para a hospedagem. Servimos refeições ovo lacto vegetarianas, sempre com os orgânicos colhidos no sítio.

Sediamos vivências e imersões com uma programação pensada para grupos, mas também recebemos, por exemplo, um casal ou família que queira conviver em um fim de semana para compartilhar práticas terapêuticas ou apenas para descansar. Com a mesma abertura, propomos imersões e vivências para grupos de outros lugares, não importa o quão distante de nosso chão.

É aqui que enraizamos nossos sonhos e projetos. E é daqui que alçamos voos para outras paisagens. É só nos convidar!

 

ochao1

O belo por do sol visto daqui deste pedaço de chão

ochao2

Chalé para hospedagem

ochao3

Chalé para hospedagem feito em Adobe e técnicas de Bioconstrução

ochao4

Inca Incensos – A Fábrica da Inca também fica aqui neste pedaço de chão

ochao5

Inca Incenso de Palo Santo – fabricado aqui neste pedaço de chão

ochao6

Maria praticando Yoga na Árvore (projeto de Educação)

ochao7

Crianças reunidas em cantoria na Árvore

ochao8

Sede do Projeto Árvore Comunidade de Educação Viva

ochao9

Criança passeando em meio a plantação de orgânicos da Terra Orgânica

ochao10

Plantio consorciado em sistema de Agrofloresta – Terra Orgânica