O que é o Eneagrama?

O Eneagrama é representado por uma figura geométrica constituída por um círculo, um hexágono e um triângulo. Segundo o pesquisador e escritor inglês John G. Bennett remonta de 4.500 anos na Mesopotâmia. Sendo desde esta época utilizado para resolver problemas de difícil solução.

eneagrmalimpo

Origem

Há indícios de que o conhecimento do Eneagrama tenha influenciado a maioria das religiões, inclusive o Cristianismo.

Bem como algumas escolas místicas e grupos de pessoas voltadas para a busca da verdade de si mesmos.

Tal tradição foi preservada pelos Sufis, que se tornaram os guardiões desta antiga sabedoria.

G. I. Gurdjieff

As primeiras informações mais detalhadas que o Ocidente obteve do Eneagrama se deveram a G. I. Gurdjieff.

Ele foi um mestre espiritual de grande magnetismo pessoal, que se referia ao eneagrama como um mapa cósmico ou como um símbolo geométrico de leis universais.

Dizia que seus guardiões o utilizavam para mapear processos cosmológicos e para o desabrochar da consciência humana.

gurdjieff
No início dos anos setenta, o boliviano Oscar Ichazo transmitiu o conhecimento do Eneagrama a um grupo de pessoas selecionadas, de uma maneira bem mais sistematizada do que aquela adotada por Gurdjieff.

A transmissão do conhecimento se deu em uma longa vivência realizada no Deserto de Arica, norte do Chile, onde se encontrava como um dos participantes o psiquiatra chileno Claudio Naranjo.

 

Cláudio Naranjo

Cláudio Naranjo colocou o Eneagrama no contexto das idéias psicológicas, dotando este sistema das peças que faltavam para essa linguagem.

Ele esclareceu e possibilitou que pessoas se auto-identificassem com o seu tipo de personalidade.

A partir deste trabalho as pessoas podem orientar-se no caminho interior como buscadores da verdade e da transformação pessoal.

Ele transformou o uso do eneagrama, antes passado de mestres para discípulos oralmente, em um vasto estudo de caráter.

Uniu o conhecimento da ciência psiquiátrica e psicológica com os princípios budistas e sufis.

Como ferramenta de autoconhecimento, ele facilita a identificação do padrão de conduta – o que nos leva a agir de determinada forma e por que damos sempre a mesma resposta emocional em relação a algum estímulo.

“O método espelha os labirintos da mente. É como um mapa que desvenda os pontos cegos da personalidade, os sistemas de crenças e atitudes, além de muitos outros aspectos da realidade existencial humana”.

O estudo revela as motivações inconscientes e as razões por trás das escolhas já automatizadas e direciona a busca pela essência de cada um.

claudio

Tipos Humanos

De acordo com o eneagrama, existem nove grupos básicos de pessoas e os integrantes de cada grupo têm uma característica específica dominante ou um traço negativo primordial.

Essa característica ou traço estabelece a maneira de cada um estar e atuar no mundo, daí vem a importância de identificá-lo.

Estudar o Eneagrama ajuda de forma consistente a compreender e aceitar que cada um desses grupos de pessoas têm características, comportamentos e motivações diferentes dos demais.

Cada grupo desenvolveu estratégias de adaptação aprendidas como respostas de sobrevivência na infância, na busca da felicidade e de uma maneira subjetiva de relacionar-se com o mundo e consigo mesmo .

O problema é que ao longo da vida continuamos usando essas estratégias de forma inconsciente, compulsiva e mecânica, frequentemente gerando mais infelicidade e insatisfação.

Aplicado ao estudo de pessoas, o Eneagrama salienta suas igualdades e diferenças, talentos e dificuldades, possibilidades e limitações.

Muitas dessas características são desconhecidas ou escondidas pelo incômodo ou vulnerabilidade que provocam; outras são utilizadas compulsivamente ou de forma exagerada perdendo assim suas vantagens.

Ficar consciente dessas características e seus mecanismos é o caminho para obter-se um certo domínio sobre a compulsividade.

É uma ferramenta que traz a possibilidade de mudança, principalmente na maneira da pessoa se colocar diante da vida.

Por meio do Eneagrama é possível ver como se está, e uma indicação do caminho para transcender os limites desta condição, proporcionando mais capacidade de autoaceitação e considerável melhoria nos relacionamentos interpessoais.

Do perfeccionista, que tem dificuldades em ser aceito e aceitar as pessoas como elas são, ao observador, que age sempre de forma mais racional ou processa tudo pelo objetivo crivo da razão e da lógica.

9 tipos de Personalidades

Veja abaixo uma ou duas palavras que resumem essencialmente cada um dos 9 tipos e note a semelhança com os conhecidos pecados capitais proferidos pelo Cristianismo:

1) Ira – Perfeccionismo, Ressentimento
2) Orgulho – Adulação, Generosidade Egocêntrica
3) Vaidade – Falsidade, Simulação
4) Inveja – Falsa Necessidade, Melancolia
5) Avareza – Distanciamento, Isolamento
6) Covardia – Dúvida, Auto-acusação
7) Gula – Planificação, Charlatanismo
8) Luxúria – Vingança, Punição
9) Preguiça – Indolência, Acomodação

Nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro, a Dra. Fátima Caldas, discípula e integrante da equipe de terapeutas da Escola SAT dirigida pelo Dr. Claudio Naranjo, estará em Pirenópolis, no interior de Goiás, oferecendo uma vivência onde estes ensinos serão transmitidos dentro dos sistema criado por Claudio Naranjo.

Eneagrama em Pirenópolis, 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2017 – www.casaltantrico.com.br/eneagrama-da-personalidade-pirenopolis/

Conheça um pouco mais a Dra. Fátima Caldas – www.casaltantrico.com.br/conheca-a-dra-fatima-caldas/

Dr. Cláudio Naranjo: “Uma das mentes brilhantes da atualidade”www.casaltantrico.combr/quem-e-claudio-naranjo/